domingo, 23 de junho de 2019

Quando os Beatles deixaram de ser Silver



Há uma reportagem circulando, com origem na Wirral News sobre um fã dos Beatles que supostamente resolveu o mistério de quando os Beatles decidiram abandonar o prefixo "Silver" do seu nome.

Ken Harrison - gerente do Grosvenor Ballroom em Liscard, Wallasey - estava a mexer nuns recortes de jornais antigos, nomeadamente do Wallasey News escondidos numa das suasa gavetas, quando uns pequenos anúncios atraíram a sua curiosidade. 

Nesses anuncios constava que numa segunda-feira de Pentecostes, a 6 de Junho de 1960, os fabulosos Silver Beetles, que participavam numa tourné com Jonny Gentle, fizeram duas actuações  com Gerry e os Pacemakers.

Reparou ainda que na noite do sábado seguinte, 11 de Junho de 1960, o Grosvenor Ballroom anunciou uma sessão de "swing" com um novo grupo que estava a causar grande reboliço e que se chamavam, simplesmente  The Beatles.


Ora Robin Bird, fã dos Beatles, tinha afirmado: 
Os historiadores disseram que os Silver Beatles mudaram o seu nome para simplesmente The Beatles quando partiram para Hamburgo em 16 de Agosto de 1960, iniciando um novo capítulo na sua incrível carreira musical.

No entanto, a partir destes recortes antigos, descobertos e revelados por Ken Harrison, é notório que a banda mudou o seu nome antes daquela data, quando tocaram no Grosvenor Ballroom. Ken já ampliou os anúncios emuoldurou-os e pendurou-os na parede do seu bar.

No entanto, há uma discrepância no final do artigo, que diz: Violência no Grosvenor pôs fim às performances dos Beatles .

Aconteceu que eles retornaram as actuações no Grosvenor Ballroom em 15 de Setembro de 1960, fazendo a sua primeira aparição desde a sua turnê na Alemanha. 
Os bilhetes de entrada eram a 4  Pence e os Beatles actuaram ás 7.45pm seguidos por Cliff Roberts & The Rockers


Foi provavelmente em 1961.

Os Beatles apresentaram-se no Grosvenor Ballroom em 14 ocasiões entre Junho de 1960 e Setembro de 1961. As datas eram 4, 6, 11, 18 e 25 de junho; 2, 9, 16, 23 e 30 deJulho; 24 de Dezembro de 1960; 24 de Fevereiro; 10 de Março; e 15 de Setembro de 1961.

Outra coisa é que Johnny Gentle, que excursionou pela Escócia com os "Silver Beatles" ou "Silver Beetles" em Maio de 1960, lembra que eles foram apresentados no palco simplesmente como "The Beatles", então a mudança de nome pode ter ocorrido ainda mais cedo.

Allan Williams, seu empresário daquele verão, nunca conseguiu escrever o nome certo, escrevendo sempre errado como "Beetles" e também misturou os seus nomes próprios, esquecendo-se frequentemente qual deles era o Paul, o George ou o John.


No documentário Beatles Anthology, Paul Mc Cartney contou algumas estórias desses dias.

"O Grosvenor Ballroom em Wallasey era um dos piores lugares; havia cem rapazes Wallasey enfrentando cem rapazes de Seacombe e local transformava-se rápidamente num inferno incontrolável. Lembro-me que uma noite ouvi um grande estrondo uma grande algazarra e tudo começou á pancada que eu percebesse o que estava a acontecenr. Corri para o palco para salvar o meu amplificador Elpico, o meu orgulho e grande alegria na época.Havia punhos voando por toda a parte.Um Ted agarrou-me e disse: 'Não te mexas, senão és um homem  morto! Estava com um medo de morte, mas tive que salvar o meu amplificador ".

Salvou também esta setlist de Grosvenor Ballrom, possivelmente de 1960, escrita por Paul:


Sem comentários: