sexta-feira, 18 de março de 2011

As Grandes Bandas Inglesas dos anos 60 - The Animals

The Animals, faziam parte da cena musical Inglêsa no início dos anos sessenta e eram uma das bandas de maior destaque, graças ao seu mega-hit, de 1964, "The House Of The Rising Sun". A primeira gravação deste tema, folk, data de 1933 na voz de Clarence "Tom" Ashley e Gwen Foster. Bob Dylan também o gravou, antes dos Animals, em 1961.

A banda foi formada em Newcastle-on-Tyne, uma cidade portuária e centro de mineração de carvão no nordeste da Inglaterra. Apresentando-se com cinco elementos, tendo Eric Burdon nos vocais, Alan Price nas teclas, Chas Chandler no baixo, na guitarra Hilton Valentine e na bateria John Steel, a banda reflectia, com esta formação, uma forte influência do blues, mesclado com o Rock'n Roll americano, mas de facto, a maior e mais nítida vertente, era sem duvida o rythm and blues negro, que adaptavam magistralmente, á sensibilidade da classe trabalhadora britânica.

Para tal, contribuiu decididamente a voz de Eric Burdon, sempre apoiada nas teclas de Alan Price, que dramáticamente criava uma atmosfera de blues-jazz. Originalmente conhecido como Alan Price Set, o grupo mudou o seu nome para The Animals, quando Eric Burdon entrou em 1962.

Com o lançamento do "The House of the Rising Sun", em meados de 1964, tornaram-se no primeiro grupo britânico, que depois dos Beatles, conseguiram alcançar o primeiro lugar das listas de vendas nos USA. O arranjo blusy de Alan Price, atinge o climax no fantástico solo de orgão que ele executa, mas a tensão é sempre mantida em alta, pela voz de Eric.

Seguiram-se os sucessos, em solo americano, com :"I'm Crying" (# 19), "Don't Let Me Be Misunderstood" (# 15) e "Bring It On Home To Me" (# 32),

A formação original durou apenas até Maio de 1965, porque Alan Price resolveu sair, devido ao seu medo de voar. O teclista Dave Rowberry foi quem o substitui, e os Animals, continuaram a sua carreira nos tops americanos com: "We Gotta Get Out of This Place", (# 13) "It's My Life" (# 23), "Inside Looking Out" (# 34) e "Don't Bring Me Down", (# 12).

Após uma série de mudanças no line-up, Eric Burdon continuou com novos recrutas e passaram a chamar-se, "Eric Burdon And The New Animals", que ainda colocaram vários hits nas listas de vendas dos USA, como "See See Rider" (# 10), "When I Was Young" (# 18), "San Franciscan Nights" (# 9),"Monterey" (# 15) e "Sky Pilot" (# 14).

Tendo acabado com os New Animals, em Dezembro de 1968, Burdon entrou na década de setenta como vocalista de um grupo de funk negro, de Los Angeles sob o nome de "War". Gravaram o hit "Spill The Wine" (# 3) o unico sucesso comercial em dois discos. Desanimado,e atribuindo o seu desânimo á "muita concorrência", Eric Burdon, abandona os "War", que continuaram a ter uma carreira de sucesso, colocando mais 11 temas no Top 40, da Billboard. Burdon, mais tarde, mudou de idéias, e voltou á cena musical como artista solo, gravando intermitentemente durante os anos setenta e oitenta.

Quanto aos outros elementos dos Animals, Alan Price teve uma carreira solo de grande sucesso na Grã-Bretanha, Dave Rowberry se tornou-se num musico de estudio muito requisitado.O baixista Chas Chandler "descobriu" e agenciou Jimi Hendrix, até á morte deste.

Os Animals originais reuniram-se em 1976, para realizarem várias tournés, e gravaram um álbum comemorativo chamado "Before We Were So Rudely Interrupted", sem grande reprecussão junto do publico.

Em 1983, deu-se uma reunião um pouco mais duradoura entre os membros originais, sem Alan Price e com a presença de Zoot Money nos teclados. O álbum resultante, "Ark", composto inteiramente com material novo, foi bem recebido pela crítica e ficou surpreendentemente, durante algum temo nas posições cimeiras dos tops de vendas, tendo originado uma turnê mundial.

Até o final desse ano, e com a agenda preenchida com shows, ficou claro que esta reunião não ia ser um evento duradouro. O quinteto separou-se novamente, tendo finalmente dado por terminada a sua carreira, e sairam com algumas recompensas financeiras, juntamente com as memórias de duas gerações de fãs de rock aplaudindo, cada uma das suas notas.

Eric Burdon aventurou-se num novo território, aparecendo em vários filmes europeus e, eventualmente,cantou e compôs a banda sonora para o filme alemão, "Comeback". Em 1983,Burdon reuniu novos Animals, uma vez mais para uma tourné mundial. Gravou uma canção chamada "Sixteen Tons" para a banda sonora do filme de Tom Hanks, "Joe Against the Vulcano".

Em 1990, Burdon excursionou com Robbie Krieger (ex-The Doors), fez uma ponta no filme de Oliver Stones, "The Doors", estudou teatro no Actors Studio em Los Angeles, mas nunca se profissionalizou, fazendo uma participação especial no filme, "A Décima Vítima", apareceu com destaque em programas de televisão como "China Beach". Em 1991, colaborou com o teclista Brian Auger para formar o Eric Burdon / Brian Auger Band e continuou a fazer tournés pelo mundo, principalmente na Europa. A partir desta colaboração surgiu o álbum duplo ao vivo, "Access All Areas".

Os Animals, são apontados como sendo a principal influência de bandas, e cantores como:
The Doors, The White Stripes, Joe Cocker, The Cult, Frijid Pink, The Chocolate Watch Band, Bruce Springsteen, Tom Petty & The Heartbreakers, Janis Joplin, David Johansen, e dos Fine Young Cannibals.

Em 1994, Eric Burdon e os Animals foram introduzidos no Rock and Roll Hall Of Fame.

Chas Chandler morreu de um ataque cardíaco em 1996. Rowberry Dave sofreu um destino semelhante em 2003.

Sem comentários: